Visualizações

15/04/2011

Dia Mundial do Desenhista

Dia 15 de abril é o Dia Mundial do Desenhista, numa menção ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci (em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade.


E eu como sou desenhista desde minha infância e hoje ganho a vida com meus desenhos técnico utilizando AutoCad e 3D studio max não poderia deixar essa data passar em branco. Mas vamos falar um pouco de nós desenhistas.

Os Desenhistas se contentam em ter na mão um papel e um lápis, para que se sintam livres para criar. A partir daí vão surgindo rabiscos, traços e enfim belos desenhos que constituem suas obras de Arte.

Coloque um lápis e um pedaço de papel em nossas mãos que vamos longe. Riscos, rabiscos, linhas, curvas e no final um belo desenho. Assim são os desenhistas, sejam eles, técnico, desenhista industrial, programador visual ou aquele que se dedica ao desenho livre. Mais importante é o que revela seus traços.

Os mestres universais do desenho sempre veneraram o impulso do primeiro traço que se caracteriza pelo gesto sutil que leva o desenhista a se exprimir velozmente na exatidão da imagem que aos poucos vão assumindo contornos. E o mais importante nessa arte é o que revela seus traços.


O desenhista pode ser um técnico, um desenhista industrial, programador visual ou aquele que simplesmente se dedica ao desenho livre.

Porém ao falar de Desenhista é impossível não lembrar primeiro dos que utilizam o papel e o lápis para nos divertir, rir, chorar e sonhar; como os desenhistas de historias em quadrinhos, aos quais se destina este texto e homenagem.

O data para essa comemoração, não poderia ser outra, se não o dia 15 de Abril, pois neste data também comemora-se o nascimento do mestre italianoLeonardo Da Vinci responsável por obras “imortais” como “O Homem Vitruviano” e a “Monalisa” entre varias outras obras de grande importância histórica.

No Mundo

Especificando os artistas dos quadrinhos, muitos e grandes nomes sempre serão lembrados por suas artes e influencia no trabalho de vários novos desenhistas em todo o mundo, tais como: Jonh Birney, John Romita, John Buscema, Frank Miller, Todd McFarlane, Jonh Cassaday, Scott Campbell, Will Weisner, Alex Ross, Mike Mignola, Osamu Tezuka, Hergé, Hugo Pratt entre vários outros que ano após ano tem suas obras lidas e relidas, usadas como referencia; como material didático, levadas ao cinema ou em outras mídias, mostrando que a arte jamais se perde com o tempo.

No Brasil

Em solo tupiniquim os primeiros nomes de destaque para o desenho é o Mauricio de Souza e o Ziraldo com certeza, especialmente para as crianças, teste isso numa escola qualquer quando estiver perguntando quais desenhistas eles conhecem.
Mas claro que vários outros grandes nomes também são conhecidos, especialmente por aqueles que amam a arte do desenho e nasceram para ver as maravilhas criadas por eles, tais como Ângelo Agostini, Luiz Sá, Daniel Azulay, Angeli, Eli Barbosa,Watson Portela, Júlio Shimamoto, Antônio Cedraz, Ota, Henfil, Flavio Collin, Mozart Couto, Gedeone Colonesse, Claudio Seto, Nico  Rosso, Luiz Gê,Glauco, Lourenço Mutarelli, Roberto Paiva, Glauco Mattoso, Laerte Coutinho,Deodato Borges, além dos exportados, Deodato Junior, Marcelo Cassaro, Luke Ross, Ivan Reis, Rafael Grampá, os gêmeos Bá e Mon entre outros grandes artistas do cenário nacional, mostrando pro mundo que somos um celeiro de desenhistas e profissionais dos quadrinhos.

Dedicação e Profissionalismo

Exercer a arte do desenho não é fácil, é preciso muita dedicação de quem faz, buscando sempre se aprimorar e atualizar-se em sua na área; lembrando que o profissionalismo na arte, é o que vai levá-lo a patamares mais elevados. Acredito que o Brasil ainda tem muitos nomes de desenhistas a serem revelados, e esses também podem vir a trazer muitas oportunidades e alegrias a nossa HQB; basta ficarmos de olho.

Finalizo essa homenagem aos amigos desenhistas com uma frase do mestre Da Vinci: “Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista.”


Um comentário:

  1. Anônimo15/4/11

    uuuhhhhhhhhuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!
    viva o nosso dia!!!!!!!!
    Belo texto, e realmente a data não poderia ser mais apropriada Da Vinci concerteza foi um dos artistas mais completos que ja existiram e não limitou seu conecimento as artes e sim unificou com a fisica, anatomia e astrologia!!!!!
    Vale lembrar tambem da pintora impressionista Anita Malffati com o Ubapuru entre outras obras de destaque na semana de 22!!!!!!!

    THALYSON ALBRES.

    ResponderExcluir